Confira as posturas antirracistas de América, Atlético e Cruzeiro no dia da Consciência Negra

Reprodução Twitter

Vidas negras importam e o debate deve acontecer em qualquer âmbito, já que o racismo está presente em todos os lugares. Nos últimos anos, os clubes de futebol estão se posicionando mais e enxergaram a necessidade de levantar esta bandeira.

O racismo está inerente à sociedade brasileira. Como protestado pelo Atlético no último final de semana, a cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil. Um número assustador que suplica por posturas contundentes.

Por isso, as três equipes de Belo Horizonte se posicionaram nesta sexta, 20, dia da Consciência Negra e mostraram que o posicionamento antirracista é necessário.

O destaque vai para a campanha do Cruzeiro, que em parceria com o Observatório Racial no Futebol, entrará em campo nesta sexta com as camisas escritas com expressões racistas que estão imersas no nosso dia a dia. Confira todas as posturas antirracistas feitas pelos times mineiros.

Cruzeiro

Além de alterar a sua foto de perfil no Twitter, o Cruzeiro fez uma série de postagens trazendo palavras que estão equivocadamente no nosso cotidiano. Cada post da Raposa explicou o porquê destas expressões serem de cunho racista. Todas estas palavras devem ser excluídas do nosso vocabulário. O Cruzeiro trouxe muito aprendizado para seguirmos lutando contra este enorme problema social.

Para conferir mais das camisas que o Cruzeiro entrará em campo nesta noite, clique nas postagens abaixo ou navegue pelo Twitter da equipe. O recado principal é a explicação do quão racistas somos ao usar estas palavras.

Atlético

O Atlético trouxe nesta sexta, 20, uma série de frases de ativistas que representam muito para o movimento negro. Como forma de homenagear, o Galo expôs nas imagens artistas atleticanos e alguns atletas do time masculino e feminino. As frases são importantes para a nossa reflexão.

Originally tweeted by Atlético 😷 (@Atletico) on 20 de November de 2020.

Originally tweeted by Atlético 😷 (@Atletico) on 20 de November de 2020.

Campanha feita pelo Atlético na última partida.

América

Já o Coelho fez apenas dois posts sobre este dia, porém ambos com muita precisão. Homenageando o capitão Juninho, o América traz a hashtag #ConsciênciaNegraTodoDia, ressaltando a importante de estar na luta antirracismo diariamente. Já em outro post, o Coelho traz uma história em quadrinho lúdica para mostrar às crianças.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.