Curtas | Atletas com COVID-19, Sette Câmara de saída, Zé Eduardo indo, Copete chegando e muito mais. Resumo semanal de Atlético e Cruzeiro

Fotos: Bruno Haddad/Cruzeiro e Pedro Souza/Atlético

Blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixem o torcedor atualizado sobre Atlético e Cruzeiro.

Atlético

O retorno do Galo de Sampaoli

Logo no início do 2º turno, o Galo conseguiu duas vitórias para dar moral, confiança e a liderança do Brasileirão. O Atlético enfrentou os dois clubes mais populares do Brasil e venceu novamente, assim como foi no 1º turno. O massacre no domingo passado, 08, foi de 4 a 0 sobre o Flamengo, com show de Savarino, autor de três assistências. Já neste sábado, 14, o Galo venceu o Corinthians de virada por 2 a 1. Logo na sua estreia, Vargas deu uma linda assistência para gol de Guilherme Arana. Com estes resultados, o Atlético reassumiu a liderança do Brasileirão. 

A diretoria deve reclamar da arbitragem

O Galo atuou muito bem contra o Flamengo e levou mais três pontos contra o Corinthians, fora de casa. Porém, não deve ser esquecido o erro bizarro que aconteceu na partida frente ao time paulista. Aos 4 minutos da 1ª etapa, quando o jogo estava 0 a 0, Vargas foi agarrado por Gil dentro da área e o juiz de campo não marcou e tampouco o VAR. O pênalti não tem discussão e o Atlético deve contestar este erro na CBF. Sérgio Sette Câmara e Alexandre Mattos pronunciaram após a partida e confirmaram que irão reclamar da arbitragem confusa de Rodrigo Dalonso. 

A formação com Allan e Jair juntos funciona?

No domingo contra o Flamengo, Allan foi titular sozinho e foi muito bem. Neste sábado, frente ao Corinthians, Allan e Jair atuaram juntos e mesmo com a vitória, o desempenho de ambos foi abaixo, principalmente de Jair, atleta muito talentoso que vive uma má fase. Os dois estão sempre na mesma faixa de campo e quando um desses volantes é deslocado, acaba jogando mal. O que Sampaoli deve fazer? O blog analisou os números e deu uma “dica”. Confira!

Selecionável atleticano

Após marcar um gol contra o seu ex-time, Guilherme Arana recebeu uma ótima notícia profissional: Tite havia o convocado para a partida contra o Uruguai, na próxima terça, 17. Os atleticanos podem até reclamar, visto que ele entrará em contato com outros jogadores, tendo risco de contrair o coronavírus, porém todo atleta deseja vestir a camisa da Seleção Brasileira e Arana merece, visto que é um excelente lateral esquerdo.

COVID-19 atacando o Atlético

O Galo é um dos exemplos de como executar bem um protocolo. Apenas Cazares, que já deixou a equipe, havia contraído o COVID-19. Porém esta última semana deixou claro que, infelizmente, o coronavírus está se aproximando do Atlético. Alan Franco estava na Seleção do Equador e testou positivo. Já Savinho estava na Seleção Brasileira sub-17 e também contraiu o vírus. Com isso, ambos estão isolados e só retornarão aos treinos atleticanos quando testarem negativo.

Saída de Sette

Agora é oficial: Sérgio Sette Câmara não irá tentar a reeleição no cargo de presidente do Atlético. Em coletiva nesta quinta, 12, o mandatário afirmou que irá deixar o comando no dia 31 de dezembro e um novo presidente irá assumir o Galo. Sette foi eleito no final de 2017 e ficou no comando por apenas um mandato. O mesmo aconteceu com Daniel Nepomuceno, que não desejou a reeleição e comandou apenas entre 2015 e 2017. Segundo Sette Câmara, ele sairá com o sentimento de dever cumprido e com a sensação que colocou o Atlético em outro patamar.

Candidatos à eleição

No dia seguinte à confirmação de Sette Câmara, o GloboEsporte.com trouxe a informação que a chapa da situação já está definida. Sérgio Coelho será o candidato à presidência na eleição do dia 11 de dezembro e terá José Murilo Procópio como seu vice. Assim como a atual chapa, esta dupla também tem o apoio dos investidores Renato Salvador, Ricardo Guimarães, Rubens Menin e Rafael Menin, os grandes patrocinadores do Galo. Por isso, Sérgio Coelho é o grande favorito e, talvez, será a única chapa na eleição.

Arena MRV

A casa atleticana está evoluindo cada dia mais. Com a obra a pleno vapor, o atleticano sonha em pisar dentro da Arena MRV, porém a ansiedade deve aguentar até 2022, ano previsto para a conclusão da construção do estádio atleticano. Enquanto isso, o atleticano pode se aproximar da Arena MRV por meio de um documentário. “A era preta e branca” mostrará bastidores da obra. O primeiro episódio já está disponível. Aprecie!

Cruzeiro

Tropeço e longo descanso

O calendário do futebol brasileiro é curioso e ruim. O Cruzeiro atuou na sexta, 06, na segunda, 09, e ganhou uma folga de 11 dias até enfrentar o Figueirense, no dia 20. Por causa disso, Felipão deu folga aos atletas e iniciou os treinamentos na quinta, 12, três dias após o tropeço frente ao Guarani. O empate de 3 a 3 mostrou a fragilidade da defesa cruzeirense, que deu muita liberdade ao Bugre. Uma semana de treino pode ser importante para Felipão corrigir erros. 

Mineirão não é mais sinônimo de vitória

Tradicionalmente, o Cruzeiro impõe seu jogo dentro do Gigante da Pampulha, no entanto o atual desempenho na Série B apresenta resultados diferentes. São sete tropeços em onze jogos como mandante e, se não melhorar as estatísticas em casa, a Raposa dificilmente irá retornar à Série A. O Blog fez uma análise sobre o Cruzeiro, o 6º pior mandante desta Série B, comparando com as equipes que subiram nos últimos anos. Confira!

Tio Sobis chegou

Com direito a uma grande ação de marketing, parceria entre Buser e Cruzeiro, Rafael Sobis chegou em Belo Horizonte. O jogador de 35 anos até foi no treino do último sábado, 14, e deve passar por exames médicos para ser apresentado. Sobis assinará até o fim de 2021 e ajudará o Cruzeiro na tentativa de voltar à elite. Multicampeão pela equipe celeste, Rafael Sobis tem moral, porém a contratação foi boa? O blog fez uma análise. Veja!

Saída de jogadores

Desligando jogadores que não estão ajudando, o Cruzeiro acabou rescindindo com Matheus ìndio e Roberson. O meio-campista sequer foi anunciado ou escrito e, segundo a Rádio Itatiaia, a estranha contratação custou mais de 60 mil para a Raposa. Já Roberson chegou no início do ano e não conseguiu ir bem. Ele marcou um gol em 14 jogos. Por fim, Zé Eduardo, atacante que a torcida sempre pedia para que fosse utilizado, atuou apenas por 14 minutos com a camisa do Cruzeiro e voltará ao América-RN. O empecilho é a porcentagem de 15% que foi cedida à equipe nordestina com o retorno da cria da base cruzeirense. O Cruzeiro quer a devolução desta fatia, enquanto o América-RN quer ficar com os 15%. 

Copete próximo

Nesta semana, o Cruzeiro deve ter novidades na negociação que envolve Jonathan Copete. O colombiano de 32 anos é mais um pedido de Luiz Felipe Scolari para reforçar o já superlotado ataque cruzeirense, como destacado na análise de Rafael Sobis. Porém Felipão está pedindo e a diretoria deseja atender. O Santos irá resolver nesta terça, 17, em uma reunião do Conselho Deliberativo para decidir sobre a saída do atacante que está na equipe da Vila desde 2016. 

Indisciplina nas categorias da base

O Cruzeiro puniu seis atletas que atuavam no Brasileirão Sub-20 por causa de um ato “gravíssimo” – que não tem confirmação do que se trata – cometido pelos jovens Alexandre Jesus, Choco, Guilherme Liberato, Gustavo Medina, Israel e Pedro Bicalho em Chapecó. Choco e Medina retornarão às suas equipes de origens. Jesus, Liberato e Israel têm contrato longo e o Cruzeiro ainda não sabe qual providência tomar. Já o volante Pedro Bicalho, capitão e destaque da equipe, estava com o contrato terminando e teve seu vínculo rescindido. Com isso, Bicalho irá para o Palmeiras, que venceu uma disputa com o Atlético para a contratação da promessa.

Uma vergonha ter acontecido a partida

Ao entrar em campo neste sábado, 14, as Cabulosas enfrentaram uma injustiça gigante. Mesmo com a equipe cruzeirense com nove jogadoras contaminadas pelo COVID-19, o Ipatinga foi contra o adiamento da partida válida pelo Campeonato Mineiro Feminino contra o Cruzeiro. Com um elenco curto, como praticamente todas as equipes femininas, visto o baixo investimento, as Cabulosas tiveram que entrar em campo com uma goleira jogando na linha. A partida deveria ter sido adiada, porém o egoísmo e a falta de sensibilidade reinam no comando destas equipes. O jogo aconteceu e o placar mostrou um empate em 1 a 1, mesmo com todos os desfalques. As Cabulosas foram gigantes!

Justiça ataca os ex-dirigentes novamente

Notícia repetida? Não. É “só” mais uma denúncia judicial envolvendo os ex-mandatários do Cruzeiro. A Justiça de Minas Gerais acatou a denúncia do MP-MG e instaurou um processo criminal contra Wagner Pires de Sá, Itair Machado, Sérgio Nonato e outras seis pessoas envolvidas nos crimes que prejudicaram o Cruzeiro. Os crimes investigados neste caso são lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa, apropriação indébita e falsidade ideológica. O prejuízo da Raposa neste caso se aproxima de 6,5 milhões de reais. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.