Representante de Minas Gerais: América, melhor time mineiro no momento, enfrenta o Corinthians nesta quarta pela Copa do Brasil

Reprodução Twitter

Será uma noite para todos os mineiros pararem e acompanharem o América de Lisca Doido. A razão? O Coelho é o único representante de Minas Gerais na Copa do Brasil e vive ótimo momento na temporada, diferentemente dos rivais de Belo Horizonte. O Atlético está até bem, é 3º colocado, mas está em uma sequência ruim. Enquanto o América ganhou as últimas cinco partidas, o Atlético venceu apenas uma. Já o Cruzeiro amarga o Z-4 e o Coelho o G-4, simples assim. 

América e Corinthians duelam na noite desta quarta, 28, às 21:30, na Neo Química Arena, a casa do clube paulista. A volta acontecerá na quarta-feira da próxima semana, dia 04, em Belo Horizonte. Vale ressaltar que a Copa do Brasil não utiliza o critério de gols fora, ou seja, dois empates levam a partida para os pênaltis.

Os adversários desta fase de oitavas de final estão em momentos antagônicos. O América é vice-líder da Série B, com 35 pontos, e vive uma ótima sequência. São cinco vitórias consecutivas e nove jogos sem sair derrotado de campo. Em uma amostra maior em 2020 – últimos 20 jogos – o Coelho venceu 11 partidas, empatou seis vezes e só foi derrotado em três oportunidades. A confiança está em dia no América. 

Já o Corinthians não vive um bom momento em geral, mas principalmente em casa está devendo melhores atuações. Nas últimas oito partidas, o Corinthians venceu apenas dois duelos, deixando claro que a 13ª posição e a proximidade com o Z-4 – três pontos apenas de distância para o Vasco, o 17º – não são por acaso. Além disso, em casa a situação está ainda pior. Após batizar o estádio com o nome do patrocinador, Neo Química, a equipe alvinegra disputou seis partidas e venceu apenas uma.

O retrospecto é favorável ao Corinthians. Foram disputadas 14 partidas oficiais – todas pelo Campeonato Brasileiro, ou seja, é um confronto inédito na Copa do Brasil – e o time paulista venceu sete vezes. O América saiu de campo vitorioso em três oportunidades e houve empate em quatro jogos.

O América não vence o Corinthians desde 2011, partida que aconteceu em Uberlândia e o lanterna do Brasileirão venceu o campeão daquele ano. Os gols do Coelho foram marcados por Fábio Júnior e Thiago Carleto. O Timão diminuiu com Chicão. Outro dado ruim para o América é que a equipe nunca venceu o Corinthians em São Paulo. Os três triunfos foram em casa. 

Este confronto mesmo com a disparidade histórica deve ter um certo equilíbrio, visto o futebol apresentado pelas equipes nas últimas rodadas. O América busca a primeira participação nas quartas de finais na sua história. Já o Corinthians almeja o tricampeonato. Ambos não são favoritos ao título, porém desejam ir o mais longe possível para lucrar com as premiações milionárias da Copa do Brasil. 

O América está disputando a Copa do Brasil 2020 desde o início, diferentemente do Corinthians que estreia nesta fase. Nesta edição, o Coelho passou por Santos-AP, Operário-PR, Ferroviária-SP e Ponte Preta. A equipe de Campinas, última adversária, proporcionou um confronto muito bom – ambos estão no G-4 da Série B – que foi vencido por 5 a 3 no placar agregado. 

O time treinado por Lisca “Doido” está muito bem na Série B – e é grande favorito a retornar à elite – porém almeja fazer sucesso na Copa do Brasil também. O melhor resultado da história do Coelho foram as oitavas de finais em 1998 e em 2018. Passar pelo Corinthians deixaria esta equipe marcada na história americana.

Para encarar o time paulista fora de casa, Lisca não deve ter muitos problemas e, certamente, escalará uma equipe semelhante às formações que os torcedores estão se acostumando. Na última partida, onde o América venceu o Confiança em casa, o Coelho contou com a volta de Alê e Rodolfo, titulares que estavam lesionados. 

Com os dois atletas recuperados, o América colocará praticamente força máxima em campo. A única baixa que desfalca o América há algumas rodadas é Eduardo Bauermann, zagueiro titular que fez uma cirurgia no joelho. 

Provável escalação: Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Messias, Anderson Jesus, João Paulo; Zé Ricardo, Juninho, Alê; Ademir, Rodolfo, Felipe Azevedo. Técnico: Lisca 

Sobre o adversário

O momento ideal para mudar a chave. Vivendo uma fase ruim, tanto esportiva quanto nos bastidores, o Corinthians entrará na Copa do Brasil com a vontade de mudar a escrita da temporada, até então, decepcionante. Após ser eliminado na Pré-Libertadores, o Corinthians foi vice-campeão estadual, perdendo para o arquirrival Palmeiras, e atualmente amarga a 13ª posição do Brasileirão Série A.

O Corinthians passou por uma troca de comando recentemente. Tiago Nunes, vencedor da última Copa do Brasil pelo Athlético-PR, foi demitido no início do mês passado. O Corinthians ainda passou algumas semanas sem treinador efetivo – Coelho comandou a equipe – mas no último dia 12, Vagner Mancini foi anunciado como novo técnico do Timão. Sob comando do ex-treinador do Atlético-GO, o Corinthians fez três partidas, venceu duas e foi goleado pelo Flamengo.

Mancini terá muita dor de cabeça para escalar a equipe. Fábio Santos, Otero, ex-atleticanos, e Gustavo Mosquito atuaram na competição pelas suas ex-equipes. Mantuan, que estava sendo titular, está com a Seleção Brasileira sub-20 e ficará fora também. Avelar também é desfalque, visto que lesionou seriamente o joelho.

Provável escalação: Cássio, Fagner, Marllon, Gil e Lucas Piton; Xavier, Ramiro, Ederson e Matheus Vital; Cazares, Jô (Luan). Técnico: Vagner Mancini. 

Corinthians x América
1ª partida das oitavas de finais da Copa do Brasil 2020
28/10/2020, 21:30 horas, Neo Química Arena
Transmissão: Globo (MG e SP), SporTV, Premiere
Árbitro:  Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários