Curtas | Léo e Ariel de saída? Substituto de Ney Franco, Blanco, reforços atleticanos e muito mais. Resumo semanal de Cruzeiro e Atlético

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro e Pedro Souza / Atlético

Blog Bola Pra Frente traz um resumo semanal das notícias dos gigantes mineiros, com informações rápidas, pontuais e que deixem o torcedor atualizado sobre Cruzeiro e Atlético.

Cruzeiro

Cuiabá, Sampaio Corrêa e Oeste

Uma das semanas mais vergonhosas da história do Cruzeiro. Entre os dias 3 e 11, a Raposa fez três partidas contra modestos times – Cuiabá, Sampaio Corrêa e Oeste – e somou apenas um ponto. Contra o Cuiabá, o calor atrapalhou e o gol do líder saiu no último minuto. Depois, frente o Sampaio Corrêa, Pimentinha incendiou e deu assistência para o gol decisivo de Caio Dantas. Por último, o Cruzeiro conseguiu a façanha de empatar sem gols com o Oeste, equipe rebaixada no Paulistão e lanterna na Série B. 

Fábio e Manoel

Discursos sérios e necessários de duas lideranças da equipe. Fábio, jogador histórico com mais de 900 jogos com a camisa azul celeste, falou muito e desabafou sobre problemas de gestão. Veja a íntegra aqui. Já Manoel, atual capitão da equipe, foi perguntado sobre a atuação frente ao Oeste. Ele disse que o time jogou mal novamente e aproveitou para desabafar: 

Não sei o que fazer mais. Eu não sei o que falar. Não sei o que falar para motivar mais meus companheiros para poder brigar do início ao fim…”

Ney Franco e substituto

Com o empate vergonhoso contra o Oeste, o Cruzeiro confirmou a demissão de Ney Franco, após um mês e apenas 7 jogos. Para o seu lugar, a diretoria cruzeirense tem Lisca Doido e Felipão como principais alvos. Ramon Menezes, ex-treinador do Vasco, também foi sondado. São apenas especulações, mas, durante a semana, deve haver novidades. 

Ariel Cabral e Léo

O Goiás de Enderson Moreira chegou com tudo no Cruzeiro, buscando reforços. E o desejo esmeraldino foi em duas peças bem criticadas pela torcida. Léo, zagueiro que está no Cruzeiro há 10 anos, recebeu proposta do time goiano, mas, segundo o UOL, o atleta de 32 anos rejeitou e seguirá no Cruzeiro. Já o volante Ariel, que está no Cruzeiro desde 2015, está de malas prontas para o Goiás e deve ser anunciado o seu empréstimo em breve.

Caio Rosa e Marllon

O elenco lotado, porém cheio de lacunas, do Cruzeiro teve duas saídas confirmadas. Caio Rosa foi vendido para o Sharjah FC por 3,3 milhões de reais. Já o zagueiro Marllon retornou ao Corinthians, time que havia o emprestado à Raposa. Novas saídas devem acontecer nos próximos dias.

Atibaia

O Cruzeiro resolveu passar uma semana em Atibaia, para que haja uma recuperação nos campos de treinamento da Toca da Raposa, que estão em uma situação deplorável. A saída do Cruzeiro de Belo Horizonte também é uma tentativa de esfriar a relação entre torcida e clube, visto que houve vários protestos nos últimos dias.

Excluído do PROFUT

A notícia mais triste da semana cruzeirense fica por conta da exclusão do Cruzeiro no PROFUT. Esta ação da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT) foi feita por causa da consecutiva falta de pagamento das parcelas. Logo, a equipe mineira fica sem o financiamento das dívidas, privilégio dos afortunados com o PROFUT, e, consequentemente, terá que pagar 303 milhões, valor que estaria financiado.

Sérgio por mais 3 anos

O atual presidente Sérgio Rodrigues foi eleito para o triênio 2021-2023 e seguirá como mandatário do clube. O objetivo dele é continuar reconstruindo a Raposa e estabelecer ainda mais o que chama de “Novo Cruzeiro”.

Atlético

Vasco, Fortaleza e Goiás

Dois jogos em casa. Duas vitórias. Duas boas atuações. Três gols de diferença em cada uma destas partidas. Por outro lado, a partida como visitante, nesta semana, não deixa saudades. O Galo foi derrotado pelo Fortaleza na quarta, 07, por 2 a 1, mesmo com um jogador a mais. Três dias antes, no dia 04, o Atlético havia vencido o Vasco por 4 a 1, em uma das melhores exibições atleticanas. Já neste último final de semana, o líder do campeonato venceu o Goiás por 3 a 0, com outro show de Keno e boa estreia como titular do menino Savinho. 

Sampaolismo

Líder. Melhor ataque. Melhor mandante, com 7 vitórias em 7 jogos. Além destes feitos, as atuações do Atlético estão chamando a atenção. O desempenho e o futebol vistoso são marcas da filosofia de Jorge Sampaoli: o sampaolismo está dominando as manchetes e ganhou uma matéria especial. Leia e entenda a forma de jogo atleticana!

O bruxo libertador

“Mágica do futebol, eu vi poesia no pé de um bruxo; rabisca com a sua caneta, escreve na história Ronaldo Gaúcho”. Um trecho escrito por Thiago Skp na música “Contra o Vento”, mas poderia ter sido escrito por qualquer atleticano que apreciou o talento do Gaúcho com a camisa alvinegra. Ronaldinho deixou saudades e, com certeza, o atleticano se lembra da partida contra o Figueirense. Veja detalhes daquele show, que completou 8 anos.

Gustavo Blanco saindo

O queridinho atleticano está próximo de ser emprestado, até o fim do Brasileirão. O jogador foi procurado pelo Goiás e um empréstimo curto é visto com bons olhos pelo Atlético, visto que o jogador está parado desde junho de 2018 e necessita de recuperar o ritmo de jogo. Em um meio-campo tão concorrido como o atleticano, ele teria poucas oportunidades. O negócio deve se concretizar durante a semana.

Reforços chegando

Segundo o portal de notícias Fala Galo, o Atlético deve contratar até três atletas nas próximas semanas. Um jogador seria por empréstimo, com opção de compra, e outros dois por aquisição. Um dos atletas em definitivo seria um bom nome, em fim de contrato, e outro um jovem com futuro promissor. Esses investimentos estão condicionados à adesão em massa da torcida atleticana no programa de sócio-torcedor, o Galo na Veia. 

A volta de quem nem foi

José Welison esteve próximo de ser anunciado pelo Santos, quando Éverson chegou ao Atlético. Um acordo verbal, aparentemente, teria sido firmado entre o presidente atleticano e o santista, José Carlos Peres. O Santos estava punido pela FIFA e Zé esperava pela liberação para ser anunciado pela equipe paulista. No entanto, a proibição caiu e o presidente da época foi afastado. Orlando Rollo assumiu e negou a chegada de José Welison, que deve buscar outro time, pois Sampaoli não deve o utilizar.

Arena MRV cada dia mais próxima

A casa do atleticano está na fase de construção, mas o torcedor já sonha com a sua presença nos jogos na Arena MRV. Para aqueles mais ansiosos – e ricos – a solução foi disponibilizada pela construtora: 5600 locais fixos por 15 anos, somando as cadeiras cativas e as cadeiras dos camarotes. Os valores das cadeiras cativas giram em torno de 38 mil. Já cada camarote será vendido por 1 milhão de reais.

David Terans

O uruguaio não deixou saudades no Atlético. Com apenas 2 gols marcados, Terans foi emprestado ao Peñarol e a torcida não sentiu falta. Porém, o meia-atacante está muito bem no campeonato uruguaio – foi nomeado melhor jogador do mês no torneio nacional – e é uma das lideranças no tradicional time sul-americano. Com empréstimo perto do fim, dezembro de 2020, Terans poderá ser contratado pelo Peñarol ou retornar ao Galo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários