Olhar tático | Savinho, de 16 anos, é a joia a ser lapidada pelo Atlético

Fotos: Bruno Cantini / Atlético

Por Pedro Bueno

10 de abril de 2004. As torres gêmeas já haviam sido atingidas, Cristiano Ronaldo já estava no Manchester United, o Brasil era o atual campeão da Copa do Mundo. Neste dia, há 16 anos e meio, nasceu, em Duque de Caxias-RJ, Sávio Moreira de Oliveira, mais conhecido como Savinho.

Sim, o garoto é novo. Com apenas 16 anos, Savinho chamou atenção de Jorge Sampaoli com seu imenso talento e foi promovido ao time profissional. Relacionado em alguns jogos, Sávio vivia a expectativa de estrear. Isto aconteceu no último sábado, 19, contra o Atlético-GO, quando o treinador argentino proporcionou 12 minutos para a promessa atleticana. 

Sávio é destaque da base desde que chegou. Ele foi campeão mineiro sub-14 e sub-15, pelo Atlético, e, em dezembro de 2019, se sagrou campeão do Sul-Americano sub-15 pela Seleção Brasileira. O ponta direita foi titular, usou a camisa 7 e foi um dos destaques.

Sabendo da joia que está nas mãos do Atlético, a diretoria fez questão de ofertar o primeiro contrato profissional para Savinho e estipular uma alta multa contratual, para que não perca a promessa com facilidade. O contrato assinado foi de 3 anos, com uma multa rescisória de 60 milhões de euros (384 milhões de reais, no câmbio atual).

Já patrocinado pela Nike, Savinho é uma das promessas do futebol brasileiro. Um profissional que acompanha as seleções de base disse, em entrevista ao Globoesporte.com, que o ponta direita atleticano é o melhor da sua idade no Brasil, de forma disparada.

Há alta expectativa, ao mesmo tempo que deve haver paciência, pois trata-se de um jogador muito novo. A evolução irá acontecer em campo e, com a comissão técnica de Sampaoli, com certeza Savinho está em boas mãos.

Como Savinho se destaca?

Por que um jovem de 16 anos se destaca em meio a tantos nomes badalados? A resposta é simples. Sávio é diferenciado. A promessa atleticana tem no drible e no chute os seus principais fundamentos. A perna esquerda comanda estes movimentos que chamam atenção.

Sampaoli se encantou e, desde que chegou, fala bem de Savinho, chegando até a promover ao time principal, relacionar e colocar ele em campo.

Vale frisar novamente que Savinho tem apenas 16 anos. Trata-se de um jogador franzino e que ainda não tem um corpo “adulto”, isto é, a joia está em fase de crescimento. Por causa disso, o físico de Sávio ainda é um ponto negativo, em relação aos concorrentes e adversários.

Mas quais são as principais características de Savinho? O garoto joga na ponta direita e sempre vem para o meio, a fim de criar boas jogadas ou bater para o gol. Ele tem um bom passe, uma visão apurada, um chute forte de perna esquerda, além de uma qualidade interessantíssima na bola parada.

Os melhores lances de Sávio. É possível observar suas jogadas características e sua habilidade. Dribla com muita facilidade.

Mesmo com pouca idade, Sávio já chama a responsabilidade nas faltas e escanteio. Como pode ser visto no vídeo acima, Savinho já fez belos gols de falta, uma característica defeituosa do elenco atleticano. Além disso, ele deu várias assistências na base em cobranças de escanteio e de falta.

Sua movimentação em campo é de um extremo, pela direita, que busca o centro. Como é possível ver na imagem abaixo, Savinho sempre busca criar boas oportunidades para seus companheiros. Em função disso, ele traz da direita para o centro e vai driblando e criando com sua canhota.

A movimentação característica de Savinho. Ele vem para o meio e acha os companheiros. Fonte: GloboEsporte.com

Esta característica conflita um pouco com a filosofia de Sampaoli. Na sua ideia de jogo, chamada de Jogo de Posição, há preferência em contar com pontas destros na direita e canhotos na esquerda, a fim de ter mais amplitude, ou seja, abrir os atacantes.

Isso não é um empecilho para colocar Savinho em campo, até porque Keno e Marquinhos jogam pela esquerda, mesmo sendo destros. Sendo assim, Savinho poderá ser utilizado pelo seu melhor lado, o direito.

Também faz sentido imaginar que, caso for escalado por Sampaoli pela esquerda, a promessa atleticana pode aprender uma nova função e evoluir ainda mais. Ele é muito novo. Com certeza, Sávio ainda assimilará muita tática, irá melhorar a técnica e chegará ao patamar esperado.

Savinho só tem a crescer com um grande treinador como Jorge Sampaoli. O técnico aparenta confiar e ver muito futuro na promessa. Mesmo com tantas opções milionárias para os extremos do ataque, Sampaoli faz questão de levar o garoto e dar oportunidade para ele ganhar experiência.

O golaço de Savinho com a camisa da Seleção Brasileira. É um grande batedor de faltas. Fonte; Instagram oficial de Sávio

Exímio cobrador de faltas. Canhotinha dribladora. Inteligência para driblar e armar. Savinho é um ponta diferente. Ele é uma joia que está para ser lapidada pelo Atlético. Com a categoria da promessa, cria-se muita expectativa, porém é necessário ter calma e não cobrar o garoto por grandes exibições neste início. 

Calma torcedor. O Galo tem uma grande promessa no elenco, mas ele ainda não está pronto para vestir a camisa 33, número utilizado por ele, e decidir todas as partidas. Não pode haver cobrança sobre um garoto nascido em 2004. A melhor forma é visualizar a evolução da promessa e acompanhar o desenvolvimento.

Savinho é diferente. O atleticano está animado e com razão. Sampaoli deve explorar o melhor do jovem. Não à toa, ele pulou todas as etapas da base e está no profissional.

Olho no garoto. Ele deve dar muitas alegrias para os atleticanos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários