Quando o Atlético disputará a partida adiada frente o Athletico-PR?

Último confronto entre os "xarás" aconteceu em novembro de 2019. Foto: Flickr do Atlético

A dúvida exposta no título paira sobre os torcedores atleticanos há alguns dias. Esta pergunta se intensificou ainda mais agora que o time pode assumir a liderança se vencer esta partida adiada. Porém, em meio a um calendário tão cheio, quando será encaixado o jogo frente o Athletico?

Ainda não há nenhuma nota oficial de nenhum dos times, muito menos da CBF, sobre a provável data deste encontro entre o Galo e o Furacão. Esta partida aconteceria no dia 29/08, no Mineirão. O jogo é válido pela 6ª rodada do Brasileirão, mas foi adiado por causa que o Atlético tinha que disputar a final do campeonato estadual.

Por isso o blog Bola Pra Frente resolveu analisar o calendário brasileiro e tentar encontrar qual é a data mais provável para que este jogo seja reposto.

A expectativa de todos é que a CBF evite 3 jogos na mesma semana. No entanto, no dia 7 de agosto, a organizadora do Brasileirão fez um acordo com a Federação dos Atletas e determinaram que o prazo mínimo de intervalo de um jogo para outro seria reduzido para 48 horas. Com isso, um time pode entrar em campo dois dias após ter jogado.

Todavia, o levantamento feito pelo blog irá expor apenas possíveis datas que se encaixem naturalmente no calendário e que, desta forma, seja mantido o bom futebol e o descanso dos atletas. Por isso, a análise irá visualizar possibilidades no fim e no meio das semanas.

Análise

Para visualizar possíveis datas, é importante frisar que o Atlético foi eliminado da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil, logo terá um calendário mais leve que seus adversários. Porém, dificultando a encontrar uma data para o duelo adiado, o Athletico-PR está envolvido na Copa do Brasil e na Libertadores.

Setembro: Para começar, foi analisado o mês atual. O Galo terá as datas do dia 16, hoje, 23 e 30 disponíveis, pois, na quarta da semana passada, 09, a equipe fez sua última partida no meio de semana do mês de setembro. Todavia, o Athletico tem todas estas 3 datas com partidas da Libertadores, impossibilitando a reposição do jogo. 

Outubro: No próximo mês o confronto também não poderá acontecer. Nos dias 7 e 14 haverá Brasileirão para as duas equipes. Na semana do dia 21, o Athletico terá Libertadores novamente. No dia 28, a equipe paranaense irá disputar o 1º jogo das oitavas da Copa do Brasil.

Novembro e Dezembro: Já estará chegando no último bimestre do ano e a partida adiada em agosto não terá sido realizada. Na semana do dia 04 de novembro, o Furacão terá a volta das oitavas da Copa do Brasil.

A partir desta data, a definição do jogo entre os Atlético´s dependerá do desempenho do time paranaense. Nos dias 11 e 18 irão acontecer as quartas de finais da Copa do Brasil. Se o Athletico se classificar, não será possível usar essas datas.

O mesmo vale para as semanas dos dias 25 de novembro e 2 de dezembro, onde irão ser realizados as oitavas de finais da Libertadores. Na sequência, na semana do dia 9 e 16 de dezembro, acontecerão as quartas de finais da competição continental. No fim de dezembro, os dias 23 e 30 estarão cheios pelas semifinais da Copa do Brasil.

Início de 2021: Em janeiro, as duas primeiras semanas estarão alocadas para as semifinais da Libertadores. As finais da Copa do Brasil acontecerão no dia 03 e 10 de fevereiro. A final da Libertadores ainda não tem data marcada , porém será disputada em jogo único, provavelmente em algum final de semana. 

Conclusão da possível data

Após uma longa análise levando em conta o calendário divulgado pela CBF e pela Conmebol, é possível concluir que a data dependerá do desempenho do Furacão nas competições de mata-mata. Todos os finais de semana até fevereiro estarão ocupados com os jogos do Brasileirão.

A data mais próxima que pode acontecer a partida é o dia 11/11, em caso de eliminação do Athletico da Copa do Brasil. Se o Athletico se classificar na Copa do Brasil e não na Libertadores, a partida poderá ser jogada no dia 25/11.

A data mais distante que o jogo seria realizado é no dia 27/01/21. Mas este é o cenário mais complicado e improvável, pois dependeria do Athletico chegar na final da Copa do Brasil e da Libertadores.

Portanto, a partida adiada levará bastante tempo para ser jogada. Caso a CBF não opte por fazer com que o Furacão jogue 3 partidas em um curto espaço de tempo, o jogo acontecerá daqui a dois meses, no mínimo.

Aguente a ansiedade atleticanos!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários