Em noite de possível estreia e retorno, Atlético duela com Red Bull Bragantino

Reprodução: Twitter

3 dias após ser anunciado, Éverson pode estrear neste domingo com a camisa atleticana. 32 dias depois de fazer um belo gol, contra o Corinthians, e sair de campo lesionado, Nathan foi relacionado e pode retornar.

Em meio a novidades e desfalques, o Atlético tem como objetivo vencer o Red Bull Bragantino neste domingo, 13, às 18 horas, no Mineirão. O Galo está 100% como mandante e espera manter esse bom momento no Gigante da Pampulha.

O time mineiro é o 5º colocado, com 15 pontos e 8 jogos disputados. Caso vença o Red Bull, o Galo ultrapassa o São Paulo e pode chegar até a 2ª posição, se Palmeiras e Flamengo tropeçar.

Já a equipe de Bragança Paulista é o 18º colocado, trocou de técnico há 14 dias e ainda não evoluiu. São 5 jogos seguidos sem vencer e apenas 6 pontos no campeonato, 1 vitória e 3 empates.

Um ponto positivo para o Atlético é o momento ruim da defesa do Bragantino. O time sofreu gol em todas as partidas do Campeonato Brasileiro. Já o Galo só deixou de balançar as redes em uma oportunidade no campeonato e tem média de quase 3 gols jogando em casa neste Brasileirão.

E, curiosamente, o ponto mais criticado da defesa do Red Bull é um velho conhecido da massa atleticana. Cleiton, goleiro revelado pelo Atlético, falhou em 5 dos 14 gols sofridos pelo Bragantino e foi alvo de protestos nesta semana. Vendido pela equipe mineira por 23 milhões, em fevereiro, Cleiton almeja fazer uma grande partida para ganhar confiança.

Outro nome negociado pelo Galo com o Massa Bruta é o atacante Alerrandro. Artilheiro do Bragantino no Brasileirão, juntamente com Claudinho, com 3 gols, o cria da base atleticana foi vendido por 13 milhões e deve ser titular na partida deste domingo. Irá acontecer a famosa “lei do ex”?

O histórico de confrontos é bem equilibrado. Foram realizados 10 jogos entre Atlético e Bragantino. O Galo saiu vitorioso em 2 partidas, derrotado 1 vez e com o empate em incríveis 7 oportunidades. São 12 gols marcados para cada lado e um equilíbrio impressionante.

O time mineiro ainda não enfrentou o Bragantino após o time paulista se tornar uma franquia da empresa austríaca Red Bull. A última partida aconteceu em 2010, na casa do Massa Bruta, e foi um amistoso sem gols.

Para a partida deste domingo o Atlético terá três desfalques e três novidades. Jair, Rafael e Sampaoli estão suspensos e ficarão de fora. Nathan e Réver retornam e estarão, pelo menos, disponíveis no banco. Éverson, após ser anunciado na quinta e treinar na sexta e no sábado, poderá estrear com a camisa atleticana.

O auxiliar de Sampaoli, Jorge Desio, irá comandar a equipe no campo. Para a vaga de Jair, a comissão técnica deve optar por Hyoran. Há a possibilidade de Nathan, porém o jogador deve ser preservado. Na meta atleticana, Éverson será o titular, visto que Rafael foi expulso na última partida e, infelizmente, Victor não está no mesmo nível que a massa atleticana estava acostumada a ver.

O restante do time deve ser semelhante ao que enfrentou o Santos. Guga pode voltar à equipe e, se jogar, chegará ao 7º jogo com a camisa atleticana no Brasileirão, não podendo atuar por outro time brasileiro neste ano. Alonso segue jogando todos os minutos e, mesmo pendurado, deve ir a campo novamente.

No ataque Marrony deve ganhar uma nova chance. O jovem atacante entrou como titular contra o Santos, mas foi sacrificado com a expulsão de Rafael. Sasha deve permanecer e a outra vaga no ataque fica entre Savarino, Keno e Marquinhos.

Provável escalação: Éverson; Guga (Mariano), Rabello (Réver), Alonso, Arana; Allan, Alan Franco, Hyoran; Marrony, Eduardo Sasha, Keno (Marquinhos ou Savarino). Técnico: Jorge Sampaoli. Técnico em campo neste jogo: Jorge Desio.

Sobre o adversário

O Bragantino ainda não chegou à Série A. O time que dominou a divisão inferior na última temporada e criou muita expectativa para este ano venceu apenas uma partida e teve duras derrotas. Por exemplo, o revés frente o Fortaleza, por 3 a 0, acarretou a demissão de Felipe Conceição. Maurício Barbieri chegou e não mudou muito a situação.

O empate contra o São Paulo, na última rodada, foi um grande exemplo de dois pontos perdidos por bobeira. O Bragantino teve dois pênaltis e desperdiçou ambos. No fim, o empate se tornou um resultado horrível para o 18º colocado, que busca urgentemente por uma recuperação.

Alvo de protestos, Cleiton está sendo bastante criticado. O experiente Júlio César pode retornar ao time. Alerrandro busca retomar a vaga na disputa com Ytalo. Matheus Jesus, meio-campista do Bragantino, foi liberado da partida deste domingo para acompanhar o nascimento da filha.

Provável escalação: Cleiton (Júlio César); Aderlan, Léo Ortiz, Realpe, Edimar; Ricardo Ryller, Raúl, Claudinho; Arthur, Morato (Bruno Tubarão), Alerrandro (Ytalo). Técnico: Maurício Barbieri.

Atlético x São Paulo

10ª rodada do Brasileirão Série A
13/09/2020, 18:00 horas, Estádio Mineirão
Transmissão: Premiere
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.