Ultimato para Enderson: Cruzeiro enfrenta Brasil de Pelotas em jogo decisivo para o técnico

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Pressão alta na Toca. Polêmicas. Patrocinador da equipe falando sobre a continuidade do treinador. Os últimos dias do Cruzeiro não foram tranquilos e o time entra em campo nesta quarta, 02, com a obrigação de voltar com os três pontos e “esfriar” essa crise que se instaurou.

A Raposa vai até Pelotas, Rio Grande do Sul, duelar com o Grêmio Esportivo Brasil, popularmente chamado de Brasil de Pelotas. O jogo irá acontecer esta noite, 02, ás 21:30, no estádio Bento Freitas.

A pressão existente no Cruzeiro foi acarretada pelo mau momento. O time tropeçou nas últimas 4 partidas: derrotas em casa para Chapecoense e América, empate com Confiança e empate com CRB, jogo que eliminou a equipe azul celeste da Copa do Brasil.

Em meio a tropeços, o ponto principal da cobrança da torcida é pelo desempenho ruim. Mesmo vencendo as primeiras partidas na Série B, o Cruzeiro não estava apresentando um futebol que empolgava o torcedor, além de ficar usando jogadores mais velhos, deixando de lado os jogadores da base.

Já o Brasil de Pelotas vive uma fase ainda pior. O time conseguiu apenas 4 vitórias no ano de 2020, está em uma sequência de 7 jogos sem vencer e também foi eliminado da Copa do Brasil.

Não havia momento melhor para se enfrentarem. Quem vencer, certamente, ganhará um “empurrão” para sair desta crise. Com objetivos diferentes na Série B, Cruzeiro e Brasil almejam maior tranquilidade para o restante da temporada.

No atual momento da classificação, Cruzeiro é o 15º e o Brasil está em 18º. Com a vitória, o Cruzeiro pode chegar até a 12ª colocação. Caso o time gaúcho vença, ele ultrapassa a Raposa e alcança no máximo a 13ª posição. Porém a tabela atual está com diversos times com jogos a menos. Por exemplo, na zona de rebaixamento tem times com 4 jogos e equipe com 7 partidas.

Os dois times se enfrentaram apenas 3 vezes na história. Dois confrontos aconteceram no Brasileirão de 1984. Cada um dos times venceu quando foi mandante. A outra partida aconteceu em 1993, em um amistoso no palco do jogo de logo mais, estádio Bento Freitas. O Cruzeiro venceu por 2 a 1.

Enderson Moreira vive uma situação inesperada no Cruzeiro. Após somente 10 jogos no comando do gigante mineiro, o treinador está sendo bastante contestado pela torcida e até mesmo pelo patrocinador. O jogo desta noite é visto como um “ultimato” para Enderson. Caso ele não vença o fraco time do Brasil, as chances de demissão aumentam.

Bem pressionado, o treinador deve promover mudanças no time. Mesmo sem novos desfalques, o Cruzeiro deve ter uma escalação bem diferente. Na defesa, Giovanni, atleta que está tendo um mau desempenho, dará lugar ao jovem Matheus Pereira. O cria da base tem 19 anos, estreou no último sábado frente o América e atuou melhor que os concorrentes.

No meio, Enderson não deve optar mais por Henrique e Cabral juntos, pois a atuação foi muito ruim. Jadsom deve voltar à titularidade. Maurício também é uma opção na posição, mas deve ser utilizado mais adiantado, no lugar de Régis. Marcelo Moreno pode ser preterido e dar lugar ao jovem Thiago, que apresenta maior movimentação do que o boliviano.

Provável escalação: Fábio; Raúl Cáceres, Léo, Cacá, Matheus Pereira; Jadsom, Henrique (Ariel Cabral ou Machado); Airton, Maurício (Régis), Arthur Caíke; Marcelo Moreno (Thiago). Técnico: Enderson Moreira.

Sobre o adversário

O pior time do campeonato gaúcho. 5 vitórias nos últimos 30 jogos. 4 vitórias no ano. 7 jogos sem vencer. Quase 5 meses sem vencer em seu próprio estádio. Números chamativos e que fazem o Brasil de Pelotas entrar sem favoritismo contra o gigante mineiro. No entanto, é com certeza o jogo mais importante da competição para o fraco time gaúcho. Vencer o Cruzeiro daria muita moral ao Brasil de Pelotas.

Todavia, a equipe não sabe o que é vencer na Série B. São 5 jogos, 3 empates e 2 derrotas. No seu estádio, Bento Freitas, o Brasil não perdeu ainda e busca se recuperar no torneio. Para o jogo desta quarta, 02, o time gaúcho não tem desfalques e vai com força máxima.

Provável escalação: Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Lázaro, Leandro Camilo, Bruno Santos; Sousa, Bruno Matias; Matheus Oliveira, Gegê, Danilo Gomes; Luiz Henrique. Técnico: Hemerson Maria

Brasil de Pelotas x Cruzeiro
7ª rodada do Brasileirão Série B
02/09/2020, 21:30 horas, Estádio Bento Freitas
Transmissão: Globo Minas, SporTV, Premiere
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Lehi Sousa Silva (DF) e Lucas Costa Modesto (DF).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários