“Tardezinha cruzeirense”: Cruzeiro enfrenta CRB na tarde desta quarta pela Copa do Brasil

Reprodução Twitter

Quarta-feira. Dia útil. 16 horas. Com certeza não é o melhor horário para os torcedores, porém o jogo é importante demais para o restante da temporada. O duelo desta quarta, 26, é entre CRB e Cruzeiro, no Estádio Rei Pelé, às 16 horas, em jogo válido pela 3ª fase da Copa do Brasil, competição que o Cruzeiro é o maior campeão. 

A primeira partida aconteceu antes da pausa do futebol, em 11 de março, no Estádio Mineirão. O Cruzeiro saiu derrotado pelo CRB por 2 a 0, dois gols de Léo Gamalho, mesmo jogando em casa e com a torcida. A equipe mineira terá que reverter esta boa vantagem em Alagoas para classificar. 

Qualquer vitória do Cruzeiro por 2 gols de diferença leva o jogo para os pênaltis. O time mineiro precisa de vencer por mais de 3 gols de saldo para classificar diretamente. Vitória do Cruzeiro por um gol de diferença, empate ou vitória do CRB leva o time alagoano à próxima fase. 

Além do fator esportivo, a classificação para próxima fase da Copa do Brasil é muito importante financeiramente. Quem passar garantirá 2 milhões de reais e ainda poderá alçar voos maiores na competição, podendo render mais dinheiro e até mesmo um título.

Maior campeão da competição, Cruzeiro tenta manter a tradição de “copeiro”. Nas últimas três edições, o time celeste foi campeão duas vezes e chegou na semifinal, justamente no último ano, temporada que se encerrou com o rebaixamento à Série B.

No histórico do confronto, Cruzeiro tem ótimas lembranças do Estádio Rei Pelé. Em 4 jogos em solo alagoano frente o CRB, a equipe mineira venceu todos os 4 confrontos. A última vitória do Cruzeiro sobre o adversário aconteceu em 2006 e o goleiro Fábio já era o titular. A vitória de 2 a 0 garantiu a classificação. Este placar levaria o confronto desta quarta pelo menos aos pênaltis. 

O Cruzeiro não vem em um bom momento. Com jogadores e técnico contestados, o time perdeu para a Chapecoense na última quinta, 20, e empatou com o fraco time do Confiança no domingo. Com atuações fracas e sem repertório, a Raposa busca uma recuperação na temporada. 

Para o jogo desta quarta, 25, o Cruzeiro tem vários desfalques. Stênio, Marcelo Moreno e Jean já estavam fora da partida frente o Confiança, por lesão, e permaneceram em Minas. Já Patrick Brey, Henrique, Arthur Caíke, Régis e Claudinho já atuaram na competição pelos seus ex-times e não podem entrar em campo pela Copa do Brasil. Uma série de baixas que deve deixar Enderson Moreira com muitas dores de cabeça. 

Henrique e Arthur Caíke foram titulares na última partida e devem substituídos por Ariel Cabral, titular da posição, e Welinton, respectivamente. Para a vaga de Arthur, Enderson também tem a opção do recém chegado Airton, que está à disposição do treinador.

Régis, camisa 10 da equipe, foi titular indiscutível desde que chegou. Estava atuando ao lado de Maurício, no entanto sabendo do desfalque para essa decisão na Copa do Brasil, Enderson optou por poupar Maurício no final de semana. O meio-campista entrou no lugar de Régis aos 19 da segunda etapa e deve ser o comandante da armação cruzeirense nesta partida frente o CRB.

Enderson poderá optar por mudar o tradicional esquema tático. Na maioria dos jogos o time foi escalado em um 4-2-3-1, todavia o mau desempenho pode fazer com que ele mude. Há a possibilidade do time mineiro jogar com três volantes, ou com dois atacantes, mas com a necessidade de vencer por mais de gols de diferença e os desfalques, Enderson deve manter o time na mesma formação.

Escalação provável: Fábio; Raúl Cáceres, Léo, Cacá, Giovanni; Jadsom, Ariel Cabral; Riquelmo, Maurício, Welinton; Thiago. Técnico: Enderson Moreira.

Sobre o adversário
Léo Gamalho + 10 jogadores. É, praticamente, o resumo do time do CRB na temporada. O centroavante é o artilheiro da Copa do Brasil, do Brasileirão Série B e tem 14 gols na temporada. Autor de dois tentos na vitória do time alagoano no Mineirão em março, Léo Gamalho está em ótima fase. O CRB fez 6 gols em 5 jogos na Série B. Todos os gols foram do atacante que vive uma fase iluminada e dará bastante trabalho à defesa cruzeirense novamente. 

O time alagoano venceu o estadual pela 31ª vez no início do mês, contra o CSA. Na Série B, o time está em 6º, com 2 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota. Com a vantagem criada contra o Cruzeiro na primeira partida, o CRB almeja ir mais longe ainda na Copa do Brasil, para que possa lucrar bastante.

Assim como o Cruzeiro, o CRB tem desfalques por causa de jogadores que atuaram por outros times. Reginaldo, lateral direito, e o volante Thiaguinho não poderão entrar em campo. Os nomes conhecidos da equipe alagoana, além de Léo Gamalho, é o reserva Felipe Menezes, ex-Palmeiras, e Gum, ex-Fluminense, onde foi bicampeão brasileiro.

Provável escalação: Victor Souza; Lucas Mendes, Xandão, Gum, Hugo; Carlos Jatobá, Washington; Magno Cruz, Diego Torres, Bill; Léo Gamalho. Técnico: Marcelo Cabo.

CRB x Cruzeiro
3ª fase da Copa do Brasil
26/08/2020, 16:00 horas, Estádio Rei Pelé
Transmissão: SporTV (menos Alagoas) e Premiere
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro(SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
1º jogo: Cruzeiro 0 x 2 CRB, no Mineirão, em 11/03/20.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários