Qual será o Galo de Dudamel?

Atlético / Twitter

Atlético / Twitter

Qual cara terá o time do Atlético com Dudamel como treinador? A pergunta é muito difícil ser respondida. Se olharmos para o trabalho na seleção venezuelana, toda a tentativa de comparação esbarra em cenários totalmente diferentes.

Pela Venezuela, Dudamel trabalhou com a formação de jogadores e com a identidade de jogo. O treinador se reunia com seus convocados e trabalhava para jogar duas vezes em cinco dias. Um novo reencontro demorava a ocorrer e o treinador trabalhava a observação e acompanhamento à distância.

A Venezuela de Dudamel não era um time de altos índices de posse de bola e buscava mais um jogo em cima dos erros dos adversários. Quando o time era chamado a construir, havia um bom trabalho – até mesmo o ofensivo. Criar espaço, abrir a defesa adversária e ocupar o ataque com bom número de jogadores. Deu certo, dentro do possível.

O trabalho no Galo é diferente e é possível imaginar, até mesmo pelo perfil do elenco, um time que tente ter mais a bola e controlar o jogo. O meio campo pode ter Jair e Allan ajudando na saída e fazendo pressão nos adversários. Os dois têm qualidade com a bola nos pés e inteligência para fazer o jogo ter a cara que eles querem. Allan foi o jogador que mais completou passes no Brasileiro.

Cazares, já um pouco mais adiantado ou com menor compromisso com a saída de bola, é outro que pode fazer os números de posse e passe subirem. Nathan, caso fique e caso jogue o que conseguiu jogar no Brasileiro, também é um de bola nos pés.

A agressividade na tentativa de roubar a bola também é característica de Allan e Jair, especialmente. E ainda vale lembrar que Gustavo Blanco deve voltar ainda nos primeiros meses do ano.

Se Dudamel quiser ter um time que dite o ritmo e controle vários jogos, ele pode ter. Para isso, obviamente, o Mineiro deve ser utilizado como período de aprimoramento, de venda de ideias e de correções.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Futebol Nacional

Comentários