River sem vaga direta? Veja como final da Copa Argentina afeta a Libertadores 2020

River Plate / Twitter

River Plate / Twitter

Em busca do 11º título sob o comando de Marcelo Gallardo, o River Plate faz a final da Copa Argentina contra o Central Córdoba nesta sexta-feira, em Mendoza. O resultado terá consequências nas vagas para a Copa Libertadores de 2020.

Hoje, o River não tem garantido o acesso direto à fase de grupos. Quarto colocado no campeonato de 2018/19, o time teria de disputar duas fases eliminatórias antes da etapa principal do torneio continental.

A conquista nesta sexta mudaria este cenário, colocando o time de Gallardo nos grupos, onde já estão Racing, Defensa y Justicia e Boca Juniors, os três melhores do campeonato, e o Tigre, vencedor da Copa da Superliga. O Atlético Tucumán, quinto do campeonato, entraria nas fases prévias.

Em caso de derrota do River, seria o Central Córdoba a jogar a Libertadores a partir dos grupos.

A final também mexe na lista da Copa Sul-Americana. Caso o Atlético Tucumán vá jogar a Libertadores, abre um lugar na segunda competição da Conmebol para o Argentinos Juniors, pela campanha na Copa da Superliga.

Outros cinco times já estão garantidos na “Sula” pela Argentina: Vélez Sarsfield, Independiente, Unión, Huracán e Lanús.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.