“Times que você nunca ouviu falar” – TV britânica cita motivos para ver o Mundial

BBC / Twitter

BBC / Twitter

O Mundial de Clubes da Fifa começa nesta quarta-feira, e a curiosidade sobre os times participantes é um dos motivos apontados pela televisão britânica para chamar a atenção dos torcedores. Nesta terça, a BBC publicou uma lista de “cinco razões para assistir às partidas” do torneio, que tem Liverpool e Flamengo como favoritos para chegar à final.

1) Uma chance de ver Gabigol de novo

A BBC admite que o atacante do Flamengo “não iluminou o mundo” em sua passagem pela Internazionale, mas afirma que ele “sempre vale uma olhada”. A emissora lembra que transmitiu a final da Copa Libertadores, quando Gabigol comandou a vitória de virada por 2 a 1 sobre o River Plate com dois gols nos acréscimos.

“Ele conseguiu até desafiar o destino – e derrotá-lo – ao tocar o troféu na entrada em campo, algo normalmente considerado de má sorte”, lembra a nota.

2) Chance de ver times que você nunca ouviu falar

O Hienghène Sport da Nova Caledônia, é mencionado como o time mais inusitado do Mundial. O campeão da Oceania faz o jogo de abertura do Mundial nesta quarta-feira contra o Al-Sadd, campeão do Catar.

Para dar “contexto sobre a qualidade do torneio” da OFC, a televisão britânica cita o fato de o artilheiro Ross Allen, que jogava pelo Team Wellington, agora estar em um time da oitava divisão inglesa.

Território francês, a Nova Caledônia é integrante da Fifa desde 2004. Apesar de ser filiado à confederação da Oceania, o Hienghène Sport também disputa a Copa da França, ao lado de representantes de outros departamentos ultramarinos.

3) Ah, o Liverpool joga também

A BBC destaca o fato de o Liverpool ter seis títulos europeus, mas nenhum mundial – nem no atual formato, nem na antiga Copa Intercontinental.

Pelo torneio da Fifa, os Reds perderam para o São Paulo na decisão de 2005. Antes, foram derrotados pelo próprio Flamengo em 1981 e pelo Independiente em 1984. Nas duas primeiras conquistas continentais, em 1977 e 1978, o clube se negou a participar da disputa com o campeão sul-americano.

A nota lembra ainda que apenas um time europeu, o Chelsea em 2012, deixou de conquistar o título mundial nos últimos doze anos.

4) Ensaio para a Copa do Mundo

O Catar receberá a Copa de 2022, e a BBC faz alusão à oportunidade de ver como será a organização de um torneio que receberá torcedores de diferentes partes do mundo. A edição do Mundial de Clubes de 2020 também será no país.

O estádio que receberia a semifinal do Liverpool e a decisão do torneio só será inaugurado no início do ano que vem, o que levou a Fifa a remarcá-los para outra sede de 2022, o Khalifa Internacional Stadium.

5) Todos os jogos na BBC

A emissora transmitirá todas as partidas do Mundial em TV aberta ou por seu canal de streaming.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.