Veja como serão as eliminatórias da Europa para a Copa de 2022

Uefa / Twitter

Uefa / Twitter

A Uefa definiu neste domingo o sistema de classificação das seleções europeias para a Copa do Mundo de 2022. O continente terá direito a 13 vagas para o Mundial no Catar, que será o último antes da ampliação de 32 para 48 participantes.

As 55 seleções filiadas à Uefa serão divididas em dez grupos, sendo cinco com seis seleções e os demais com cinco. Todas as vencedoras de grupos se classificarão diretamente.

As dez segundas colocadas vão disputar a repescagem, ao lado de duas seleções classificadas de acordo com a colocação final da Nations League de 2020/21 – as duas melhores vencedoras de grupos do torneio entre as que não estiverem classificadas diretamente ou para a repescagem. Serão três chaves com semifinais e final em jogos únicos, no início de 2022.

A Uefa confirmou ainda que o árbitro assistente de vídeo (VAR) será usado em todas as partidas, sujeito a aprovação da Fifa. Também haverá VAR nos play-offs para a Euro 2020, em março.

Com este formato, não será necessário comparar as campanhas dos segundos colocados, como aconteceu para a Copa de 2018, quando eram nove grupos e as oito melhores segundas colocadas jogaram a repescagem.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.