Euro 2020: com França e Portugal fora dos cabeças, veja como será o sorteio

UEFA / Twitter

UEFA / Twitter

As duas finalistas da última edição da Eurocopa não estarão entre os cabeças-de-chave para o sorteio dos grupos de 2020. As eliminatórias se encerraram nesta terça-feira, com a Alemanha pegando a vaga que faltava no pote 1 ao golear por 6 a 1 a Irlanda do Norte.

Os potes do sorteio, que será realizado no próximo dia 30 de novembro, são formados pela classificação final das eliminatórias. Os cabeças-de-chave são os seis melhores vencedores de grupos com as melhores campanhas.

Além da Alemanha, formam o pote 1 as seleções de Bélgica, Itália, Inglaterra, Espanha e Ucrânia.

A França ficou no pote 2, com Polônia, Suíça, Croácia, Holanda e Rússia.

Portugal compõe o pote 3 com Turquia, Dinamarca, Áustria, Suécia e República Tcheca.

No quarto e último pote estão País de Gales e Finlândia, além de quatro seleções que só serão conhecidas em março, quando se disputam as repescagens.

A Euro 2020 terá doze sedes espalhadas pelo continente – duas por grupo. Com isso, algumas seleções já sabem antes do sorteio em que grupo ficarão: Itália no grupo A, Rússia e Dinamarca no B, Holanda no C, Inglaterra no D, Espanha no E, Alemanha no F.

A Ucrânia não poderá ficar no grupo B, da Rússia, por questões políticas. Necessariamente ficará no grupo C, com a Holanda, enquanto a Bélgica estará no B.

Outras quatro sedes (Irlanda, Escócia, Romênia e Hungria) estão na repescagem, e como duas entre Escócia, Romênia e Hungria podem ficar na mesma chave em março, o sorteio pode prever uma alteração de grupo de acordo com quem se classificar.

O sorteio que completa as chaves e define os mandantes das finais da repescagem será nesta sexta, dia 22. Veja como estão os confrontos, formados pela classificação final da Nations League:

Chave D: Geórgia x Belarus, Macedônia x Kosovo
Chave C: Noruega x Sérvia, Escócia x Bulgária/Israel/Hungria/Romênia
Chave B: Bósnia x Irlanda do Norte, Eslováquia x Irlanda
Chave A: Islândia x Hungria/Romênia, Bulgária/Israel x Israel/Hungria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags: